Segunda sessão ordinára de agosto conta com seis pronunciamentos

Publicado em 17/08/2018 às 11:42 - Atualizado em 17/08/2018 às 11:42

Vereador Ari na tribuna. Baixar Imagem

Antes da sessão, por volta das 18h, de segunda-feira, dia 13, a enfermeira da Unidade de Saúde, Luciane Lorenzatto fez uma explanação referente a uma pesquisa desenvolvida em seus estudos relacionada ao Agrotóxico e os reflexos na saúde. Logo após, a sessão foi iniciada e feita a chamada de todos os vereadores presentes. Também foi feita a leitura da Ata da sessão anterior, a qual com ajustes foi aprovada por unanimidade.

Feita a leitura de ofício comunicando o envio de recursos do Ministério da Educação ao município. Não houve matérias.

Na tribuna, o primeiro a falar foi o vereador Osvaldo Hunteman que falou sobre a sessão solene, o qual homenageou o grupo Italiano, onde seu pai foi um dos fundadores. Também falou sobre o uso de agrotóxico, que tem agravado casos de saúde. Citou a proposta de reajuste dos Ministros do STF que será um efeito cascata no gasto público.

Também falou o vereador Diego Taffarel que além de citar a importância do tema agrotóxico, destacou os eventos que marcaram a programação do CTG de Caxambu do Sul, como cavalgada, acendimento e passagem da chama crioula. Ele agradeceu aos que prestigiaram a programação.

Em seguida, o vereador Pedro Camatti, lembrou a passagem do Dia dos Pais, e passou a falar de seu partido, e o membro da sigla que passou a integrar o setor de obras do município. Também falou sobre alguns serviços. Elogiou a realização da sessão solene e a organização da mesma. Lembrou da inauguração da Casa do Artesanato e Agricultura Familiar. Por fim lembrou o crescimento do município com inaugurações futuras.

Logo também falou o vereador Ari Pompeo da Silva que mencionou a realização da sessão solene em homenagem ao Grupo Italiano. Lembrou da inauguração da Casa do artesanato e Agricultura Familiar ocorrida no dia 11. Citou a realização do bike turismo que ocorre dia 19 em Caxambu do Sul, e que terá lucro revertido ao Hospital. Citou a segurança na cidade com a instalação de câmaras. Ainda mencionou o tema agrotóxico, discutido antes da sessão.

Logo em seguida, na Ordem do Dia, não houve matérias, e nem Requerimento Verbal.

Nas explicações pessoais, a primeira a falar foi a presidente da casa, Elisandra Santin que falou sobre o agrotóxico e uso do mesmo. Elogiou a pesquisa e apresentação desta antes da sessão. Citou a inauguração a casa do artesanato e agricultura familiar e parabenizou a conquista. Por fim mencionou a realização do Bike turismo que ocorre dia 19. Ela ainda citou a realização da Sessão Solene realizada no dia 7, e agradeceu a participação de todos.

O vereador Natan Gheler também foi à tribuna e citou a passagem do Dia dos Pais, mencionando a vinda do deputado Celso Maldaner no município reafirmando a existência de recursos na conta do Hospital para andamento das reformas. Citou reformas do ginásio de esportes e mencionou a importância do retorno dos protocolos de atendimento do setor de obras.

O vereador Diego Taffarel, o mesmo elogiou os trabalhos de manutenção de estradas na região de linha Volta Grande, e lembrou também de outros trechos que necessitam da mesma atenção. O vereador ainda citou as câmeras de videomonitoramento. Ao final, ele também lembrou o andamento das obras de reforma no ginásio, antes citado pelo vereador Natan Gheler.

Não havendo mais inscritos, a sessão foi encerrada e excepcionalmente a próxima ficou convocada para o dia 17, sexta-feira, com início às 19h.