Projetos e Requerimento são aprovados. Diretor de Esportes destaca atividades

Publicado em 28/08/2018 às 16:59 - Atualizado em 28/08/2018 às 16:59

Plenário Baixar Imagem

A sessão foi iniciada às 19h e inicialmente foi feita a chamada com todos os vereadores presentes. Em seguida foi feita a leitura da sessão anterior a qual foi aprovada por unanimidade sem alterações.

Antes da sessão, o Diretor de Esportes de Caxambu do Sul, Claudir Baioto explanou as ações do Esporte, prestou contas e falou do sucesso do 1º Bike Turismo, participação no JASC e outras modalidades inclusive regionais. Agradeceu ao apoio dos vereadores e empresas parceiras.

No Pequeno Expediente foi feita a leitura do convite para palestra no auditório da ACAMOSC com o tema, o que é ser vereador, e que foi realizada nesta quarta-feira.

O primeiro a se manifestar no Grande Expediente foi Pedro Camatti que além de parabenizar a vereadora Sonia Tomasi, que ficou avó na última semana, também elogiou a fala do vereador Ironi Correia ocorrida na sessão anterior. Ele aproveitou para cobrar mais serenidade nas discussões da casa. Camatti também fez apontamentos como a colocação de tubos por parte da administração.

Em seguida quem esteve na tribuna foi a vereadora presidente da casa, Elisandra Lucattelli Santin, que inicialmente agradeceu a participação do Diretor de Esportes Claudir Baioto, antes da sessão e elogiou a atuação do Conselho Municipal de Esportes. Logo após ele fez uma prestação de contas referente a sessão solene ocorrida no dia 7 de agosto em homenagem a Grupo Italiano Ricordo La Tradicion. Também destacou a realização do Filó, reunião de famílias com palestra show agendada para esta quinta-feira, dia 30, as 19h30 no Salão Paroquial.

Na seqüência foi feita a leitura do Projeto de lei Complementar 005/2018 – Altera lei Municipal que trata de Cargos em Comissão. Também foi feita a leitura do parecer das comissões.

O Projeto foi discutido pelo vereador Osvaldo Huntemam, que destacou a importância de um projeto como este que trata sobre cargos e salários, e a regularização destes.

O projeto também foi discutido pelo vereador Ari Pompeu da Silva, que falou sobre sua preocupação com o assunto e reafirmou sua posição contra a efetivação do serviço público.

Não havendo mais discussões, o projeto foi colocado em votação e aprovado em votação única com a totalidade dos votos.

Na sequência foi feita a leitura do Projeto de Lei Ordinária 05/2018 em caráter de Urgência – Firmar convênio com o Hospital de Caxambu do Sul visando aumentar o repasse a unidade. Foi feita a leitura das comissões com parecer favorável ao projeto.

O projeto foi discutido pelo vereador Ari Pompeu da Silva. Ele citou o auxílio ao Hospital, mas alertou para o aumento das responsabilidades.

O vereador Diego Taffarel também discutiu e defendeu até um valor maior por habitante.

O vereador Vanderlei Giacomelli também discutiu e defendeu que até mesmo os eleitores deveriam contribuir e não só o número de habitantes. Hoje Caxambu do Sul tem mais eleitores de que de habitantes.

Outro que discutiu foi o vereador Pedro Camatti, o qual falou sobre valores e ganhos de profissionais médicos comparando com a época em que dirigiu o Hospital.

Já a vereadora Sonia Tomasi citou a importância do médico plantonista do Hospital. Ela também fez um alerta em relação a atuação da ginecologista.

O projeto acabou sendo aprovado pela totalidade de votos.

Em seguida foi feita a Leitura do Requerimento da vereadora presidente Elisandra Santin, que solicita a realização de uma sessão ordinária descentralizada junto ao Bairro Antena, a realizar-se no dia 10 de setembro. Elisandra explicou o Requerimento.

O Requerimento foi discutido pela vereadora Sonia Devila Tomasi, que defendeu a ida da câmara até a comunidade.

O Requerimento acabou sendo aprovado por totalidade de votos.

Na seqüência o vereador Pedro Camatti esteve na tribuna fazendo apontamento referente ao acesso ao Bairro Antena.

Nas explicações pessoais, o primeiro a se pronunciar foi o vereador Natan Gueler, que agradeceu ao vereador Pedro Camatti pela indicação que resultou nos reparos da tubulação. Também falou sobre as reformas em andamento junto ao hospital. Lembrou o falecimento do presidente da Alesc Aldo Schneider e o envio de condolências à família.

Logo após foi a vez de Diego Taffarel, que fez alguns apontamentos referentes à execução de algumas atividades pelo setor de obras e cobrou a realização de alguns trabalhos. Também sugeriu a mudança no agendamento para apresentação de exames junto a Unidade de Saúde para agilizar atendimento.

Já o último a se pronunciar foi o vereador Ari Pompeo que falou sobre eleições e além de citar alguns nomes que concorrerão ao pleito ainda pediu responsabilidade no apoio e voto de cada um.

Não havendo mais inscritos, a sessão foi encerrada e a próxima convocada pela presidência da casa, para o dia 3 de setembro com início às 19h.