I Seminário Microrregional de Desenvolvimento Rural Sustentável será realizado em Caxambu do Sul

Publicado em 19/03/2019 às 09:49 - Atualizado em 19/03/2019 às 15:40

Terraceamento previne erosão
Créditos: Embrapa Baixar Imagem

O vereador Ivanor Sfreddo ao utilizar a tribuna nesta segunda-feira (18/03) convidou a todos os interessados para o I Seminário Microrregional de Desenvolvimento Rural Sustentável que será realizado nos dias 26 e 27 de março em Caxambu do Sul. A atividade está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Embrapa Trigo, Cooperalfa e Epagri. O tema “Terraceamento por Volume de Enxurrada” será abordado pelo agrônomo Jorge Lemainski e também haverá prática de campo na propriedade de Jaime Golin.

Sfreddo salientou que se for observar as últimas chuvas e enxurradas que provocaram estragos nas estradas e assoreamento dos rios, é possível perceber a necessidade de se voltar a algumas práticas conservacionistas, como o terraceamento, uma técnica agrícola e de conservação de solo. “Muitos agricultores por causa da prática da colheita mecanizada retiraram os terraços em um período que até aqui foi possível contornar. Mas hoje com as chuvas torrenciais que ocorrem existe a necessidade de se voltar a algumas práticas antigas. Essa prática atualmente está sendo melhorada na forma de se fazer o dimensionamento, mas são práticas de terraço base larga que se possa plantar dos dois lados e ao mesmo tempo manter a conservação do solo”, ressalta o vereador, que também é extensionista da Epagri.

Mais informações sobre o seminário, bem como inscrições e reservas para almoço poderão ser feitas no Escritório Municipal da Epagri, ou pelo telefone 3326-0192 com Everton Pizzi.