Caxambuenses tem até junho para fazer cadastramento biométrico

Publicado em 28/03/2019 às 23:14 - Atualizado em 28/03/2019 às 23:14

Os caxambuenses que ainda não fizeram o cadastramento biométrico têm até o dia 28 de junho deste ano para comparecer ao Cartório Eleitoral de São Carlos para regularizar a sua situação. Caxambu do Sul é um dos municípios em que o cadastramento é obrigatório e até esta quinta-feira (28/03) apenas 44,16% dos 4.273 eleitores já fizeram o procedimento. Em Santa Catarina, dos 5.101.308 eleitores, 65,17% já se cadastraram, sendo que o cadastramento biométrico vem ocorrendo desde 2008.

Os atendimentos para cadastramento biométrico devem ser preferencialmente agendados pelo site www.tre-sc.jus.br. Para o cadastramento é necessário o documento oficial de identidade com foto, comprovante de domicílio recente (emitido nos últimos três meses) e título de eleitor. Conforme explica o TRE, o procedimento é rápido e gratuito. “Primeiro, os dados pessoais e eleitorais são atualizados (nome, ocupação, endereço, local de votação, cadastro como mesário, registro de necessidade especial, etc). Depois é registrada a assinatura (imagem em formato digital), foto e impressões digitais de todos os dedos de suas mãos. Ao fim, é entregue o título eleitoral atualizado”, registra o Tribunal Eleitoral.

O eleitor que não comparecer no prazo terá o título cancelado, o que significa que além de não poder mais votar, vai ficar sujeito a uma série de restrições, como por exemplo, não poder renovar matrícula em instituições de ensino, inscrever-se em concursos públicos, tomar posse de cargos públicos, entre outros.

Na sessão de terça-feira (26/03) da Câmara de Vereadores de Caxambu do Sul, os vereadores Natan Gheller e Ivanor Sfreddo comentaram sobre o assunto, reforçando a importância de todos comparecerem ao Cartório Eleitoral.

Os cidadãos que não tiverem condições de ir até São Carlos, podem fazer agendamento no Departamento Social de Caxambu do Sul que está sendo disponibilizado ônibus.