Vereadores aprovam moção contra privatização dos correios

Publicado em 30/10/2019 às 19:10 - Atualizado em 30/10/2019 às 19:10

O representante dos correios, Claudinei Giongo, esteve na Câmara de Vereadores de Caxambu do Sul pedindo apoio dos vereadores contra a privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Os correios são a única instituição presente em todos os municípios brasileiros e, por isso, responsável pela integração nacional, unindo todas as cidades e municípios brasileiros através de cartas e encomendas. Emprega mais de 100 mil funcionários diretos e 300 mil indiretos responsáveis pelo atendimeno, tiragem, separação, entrega e coleta de mais de meio bilhão de objetos ao mês.

Os Correios estão presentes há mais de 350 anos na vida dos brasileiros, sendo o único a chegar nos lugares mais longíquos. Segundo Giongo, a privatização representa o risco concreto de fechamento de agências, especialmente nas localidades que mais dependem desses serviços.

Durante a sessão desta terça-feira (29/10), portanto, os vereadores caxambuenses aprovaram a Moção de Apoio e Requerimento de Audiência Pública pela manutenção da  Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos como empresa pública, suspensão dos estudos que objetivam  participação de representantes da sociedade civil, do legislativo e do executivo dos municípios afetados, promovendo o conhecimento dos efeitos dessa medida em suas cidades e o envio de expediente às presidências do Senado Federal e Câmaras dos Deputados, entre outros órgãos.

Circula também um abaixo assinado para que a população possa demonstrar a insatisafação e pedir para que a empresa seja excluída do Programa de Desestatização e Desinvestimentos do Ministério da Economia, por ser autossustentável e não depender de Recursos do Tesouro Nacional.