Funcionários da Epagri de Caxambu do Sul apresentam resultados do ano para vereadores

Publicado em 12/12/2019 às 22:41 - Atualizado em 12/12/2019 às 22:41

Créditos: Lidiane Taffarel Baixar Imagem

A equipe da Epagri do município esteve presente na Câmara de Vereadores de Caxambu do Sul nesta segunda-feira (09/12) para apresentar os resultados alcançados durante o ano e os desafios a superar. Na oportunidade, os funcionários ressaltaram que foram 627 famílias assistidas pela equipe local em 2019, 413 famílias participaram de capacitações, 356 receberam atendimento a campo e 345 receberam atendimento no escritório.

Os funcionários ainda comentaram sobre as Políticas Públicas, sendo que dos subsídios do Estado foram mais de R$ 70 mil no Programa de Milho e mais de R$ 112 mil no Programa de Calcário. Ainda, os agricultores foram beneficiados com kits apicultura e kits forrageiros.

Em 2019 ainda foi desenvolvido o Programa Capital Humano e Social que trabalha com ações voltadas para a segurança alimentar e nutricional; organização, desenvolvimento humano e qualidade de vida; gênero e geração; e educação ambiental. Outra área de atuação da Epagri foi a Gestão de Mercados e Negócios, em que buscou-se a organização dos produtores e comercialização de Produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), feiras locais e mercados regionais; organização,planejamento e acompanhamento de agroindústrias de agregação de valor; desenvovimento de canais de comercialização; e capacitação em processamento de alimentos.

Ainda foram desenvolvidas ações voltadas a Pecuária; ao Desenvolvimento Sustentável e Ambiental; Manejo Conservacionista do Solo; Sistema Plantio Direto de Hortaliças;  Horticultura, Fruticultura, entre outros. Os funcionários destacaram o brilho solar no Oeste Catarinense que é o melhor do Estado e que favorece não só a produção de frutas, bem como a produção de energia solar, entre outras vantagens.

Em 2019, a Epagri realizou em Caxambu do Sul o I Seminário Microrregional de Desenvolvimento Rural Sustentável, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Embrapa Trigo e Cooperalfa, com o tema “Terraceamento por Volume de Enxurrada”, sendo um evento destaque.

Fazem parte da equipe do escritório local da Epagri, o extensionista Ivanor Sfreddo, a extesionista social Susana Corá, o engenheiro agrônomo Juliano Gonçalves Garcez e o auxiliar administrativo Everton Pizzi.