Moção de Apelo em favor do hospital de Caxambu do Sul é aprovada por vereadores

Publicado em 23/12/2019 às 06:52 - Atualizado em 23/12/2019 às 06:52

Casa lotada para acompanhar a questão do hospital
Créditos: Lidiane Taffarel Baixar Imagem

Uma moção de apelo em favor da Fundação Assistencial do Trabalhador Rural de Caxambu do Sul foi apresentada e aprovada por todos os vereadores caxambuenses na última sessão ordinária de 2019, realizada na sexta-feira (20/12). A mesma será encaminhada a Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina, apelando para que o hospital do município não seja interditado e continue prestando o excelente atendimento a toda a população que não mede esforços para que a entidade continue em funcionamento.

Além da moção o assunto foi tema de vários pronunciamentos durante a sessão, acompanhados de grande público presente na Câmara de Vereadores, já que na manhã de sexta-feira uma ação da Vigilância Sanitária Estadual visava interditar o hospital. Mas através de mobilização da população, bem como em reunião entre coordenação e conselheiros do hospital, administração municipal, representantes da vigilância e jurídico das duas partes chegaram a decisão de manter as urgências e emergências no atendimento, porém as internações não serão possíveis. Os vereadores lamentaram a ação, reforçando a importância que o hospital tem para a população e se colocaram à disposição de buscar o auxílio de deputados para resolver a situação. Os áudios com os pronunciamentos estão disponíveis no site www.camaracaxambudosul.sc.gov.br.

História

No livro do Tombo da Paróquia São Jerônimo há escritos do padre Luis Heinem que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, tendo liderado a compra do hospital São Roque em 1971, conseguiu através do Funrural diversos melhoramentos: assistência médico-hospitalar, gabinete dentário com dentista pago, aposentadoria dos colonos acima de 65 anos, mesa cirúrgica, bolsas de estudo. Em julho iniciou a Fundação Hospitalar, com quotas de C$ 600,00 por associado, para construir o prédio de material. Em maio foi inaugurado o novo hospital, que é o que funciona até hoje no município: Fundação Médico Assistencial do Trabalhador Rural de Caxambu do Sul.

Em pesquisa, Jussara Corrêa, Luiz Fernando Capelezzo, Rafaela Rolim de Moura e Patrícia Lima apuraram que as terras em que hoje se localiza o atual hospital foram doadas por Cristiano Perozza e que para pagar médico foi realizado até baile. A ausência de políticas públicas de saúde fazia com que a comunidade, em especial quem participava da administração do hospital, sempre tinha que encontrar saídas para os problemas existentes. Todos os atendimentos na época eram realizados no hospital, pois não havia Posto de Saúde.

Nos últimos anos o hospital vem enfrentando diversas dificuldades financeiras e a comunidade continua auxiliando para mantê-lo. Seja com jantas, ação entre amigos ou por doações através das contas de energia elétrica. Há vários anos a luta da população caxambuense e dos municípios vizinhos de Planalto Alegre e Guatambu é para manter o hospital aberto, pois caso haja a necessidade de se deslocar para Chapecó as dificuldades serão muito maiores, além de lotar ainda mais o Hospital Regional do Oeste.